Cacai Amorim

Coluna do Cacai

26 Janeiro 2018 11:10:00

Saúde em pauta

Em mais uma ação para buscar formas de ampliar a receita do Hospital Dom Joaquim e assegurar o funcionamento da instituição de forma que a sociedade seja atendida dignamente e com qualidade o deputado Zé Milton agendou e intermediou a reunião entre o prefeito de Balneário Gaivota Ronaldo Pereira e diretoria do Dom Joaquim. No encontro ficou definido que a Prefeitura irá novamente firmar o convênio com o Hospital Dom Joaquim no próximo mês.

Cancelado devido a problemas na prestação de contas da Entidade de Saúde com a Prefeitura, a renovação do contrato se dará após a equipe técnica formada por ambos agentes finalizarem a análise das prestações de contas do Hospital. "A diretoria do Hospital se comprometeu em regularizar. Com isto, nós tivemos a confirmação do prefeito Ronaldo que firmará o contrato. Hoje avançamos mais um passo para garantir o incremento da receita do Hospital e garantir o seu funcionamento", defendeu Zé Milton que em dezembro liberou R$ 150 mil para a instituição e neste ano tem destinado mais R$ 250 mil em emenda para reforma do telhado do Hospital.


Câmara eficiente

O presidente da Câmara de Vereadores de Sombrio, Fabiano Pinho, esteve conosco no programa Jornal Amorim, pela Rádio 102.9 FM. Entre suas preocupações está a saúde. Ele que fez um depoimento emocionante sobre a superação da depressão. Em pleno Janeiro Branco incentiva as pessoas a procurarem ajuda para cuidar da saúde mental. Além disso, tem se estruturado para ver o que é possível fazer pelo hospital de Sombrio. Na questão social, destina suas diárias a entidades. Acredita que é possível sim buscar recursos e ainda não usar das verbas da Câmara. Legalmente pode pegar a verba e fazer a doação para causas da cidade. Parabéns Fabiano por se mostrar comprometido com os cidadãos de Sombrio. É necessário ter sensibilidade para buscar uma gestão série e comprometida.


Mudanças na gestão

A Administração Municipal de Balneário Arroio do Silva começou o ano com mudanças na equipe de gestão. Na saúde quem está a frente é José Luiz Oliveira, o popular Juquinha. Graduado em enfermagem e mestre em saúde coletiva, Juquinha já foi vereador e também já assumiu o desafio de comandar a secretaria de saúde em outras oportunidades, em gestões anteriores. "O principal foco agora é ter uma maior aproximação com a comunidade, para que as pessoas tenham entendimento de como funciona o Sistema Único de Saúde, e fazer com que o Conselho Municipal de Saúde realmente exerça a sua função de fiscalizar e deliberar as políticas públicas", enfatizou.

No departamento de esportes, quem tem o desafio de estar à frente coordenando as ações esportivas e trabalhando em novos projetos é Maykon Viana dos Santos. O profissional é graduado na área de educação física e tem grande envolvimento na área, sendo, inclusive, um atleta de grande representatividade em campeonatos regionais e estaduais. "A ideia é buscar novos projetos e trabalhar mais modalidades esportivas no município, principalmente no inverno", frisou o diretor.

O secretário de saúde e o diretor de esportes assumiram as pastas neste mês. De acordo com o prefeito Juscelino a Silva Guimarães, o Mineiro, estas foram algumas das mudanças visíveis. Houve também mudanças em demais cargos e cortes em outras áreas. "Alguns cortes são necessários para que possamos apertar os cintos, economizar, e fazer uma boa gestão", destacou o prefeito Mineiro.


Novo secretário da Saúde

Recursos para a saúde catarinense foi o tema de reunião, no Ministério da Saúde, em Brasília. O secretário do Estado da Saúde, Acélio Casagrande, oficialmente empossado na pasta nesta segunda-feira, 22, esteve com o ministro Ricardo Barros. Entre os pleitos despachados na capital federal estiveram verbas aos hospitais catarinenses, além da renovação da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) já programadas para 32 municípios e a solicitação de investimentos em campanhas de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti.


Safra mecanizada

A colheita da safra do milho em Maracajá, a segunda maior cultura praticada no município 9ª primeira é o arroz), vai contar com um reforço na patrulha mecanizada agrícola municipal a partir desta semana. Uma carreta basculante hidráulica foi adquirida pela administração municipal, com recursos próprios. O equipamento foi repassado oficialmente nesta semana pelo prefeito em exercício, Ademir de Oliveira ao diretor do Departamento de Agricultura, Fabrício Estevam.


Praia Grande

O vereador de Praia Grande, Elizeu Espindula Pereira, o popular Colonão, tem feito análise de muitas situações que tem ocorrido no município e está agendando uma entrevista no programa Jornal Amorim, na Rádio 102. 9 FM. Deve pegar fogo! Debatemos alguns temas e tem muita situação polêmica a ser debatida. Fique atento. Vamos trazer muita informação de interesse da sociedade.


Luto

O governador do Estado em exercício, Eduardo Pinho Moreira, decretou na terça-feira, 23, luto oficial de três dias em Santa Catarina pelo falecimento do ex-deputado estadual Altair Guidi. Ele lutava há vários meses contra um câncer, mas não resistiu. Completou 80 anos no último dia 14 de janeiro.

Altair também foi prefeito de Criciúma e secretário de Estado do Planejamento. Ele incentivou o crescimento de Criciúma. Sua gestão foi muito de projeção para o cenário estadual e nacional. Em suas obras, sempre pensou grande.


Imagens

logo.jpg

Endereço:
Rua Manoel Teixeira da Rosa, 495
Centro - Sombrio
Fone (48) 3533 0178