RADIO.jpg
Cacai Amorim

Coluna política

02 Fevereiro 2018 08:00:00

Coluna política com Cacai Amorim

Medicina em Araranguá

A solenidade de entrega da ordem de serviço da obra de construção do prédio de Ciências da Saúde, do campus da Ufsc de Araranguá, aconteceu esta semana. Contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores, Daniel Viriato Afonso, os vereadores, Jacinto Dassoler, Márcio Tubinho e Igor Gomes. O evento marcou a primeira etapa de implantação efetiva do curso de Medicina, que deve ter seu vestibular lançado no segundo semestre deste ano.

O deputado federal, Jorge Boeira (PP), foi o responsável pelas emendas parlamentares que bancarão o projeto. Disponibilizou da sua cota de emendas R$10,5 milhões, que serão repassados a Universidade Federal. Parte deste dinheiro já está na conta da instituição. Além do reitor pro tempore da Ufsc, Ubaldo Balthazar, outras autoridades políticas da região como o prefeito, Mariano Mazzuco, e o deputado, José Milton Scheffer, professores do curso de Medicina que já chegam à cidade para sua implantação, representantes de classes sociais e pessoas envolvidas neste processo, comemoraram o momento histórico. A primeira etapa do projeto começa a ser executada em fevereiro e tem 210 dias para ficar pronta. O prédio de Ciências da Saúde será erguido na unidade da Ufsc no bairro, Mato Alto.

Comemoração progressista

O Partido Progressista (PP) conseguiu aumentar sua força política no Vale do Araranguá, tornando-se o partido com o maior número de prefeitos, no mês de janeiro, ao assumir a administração interinamente Eduir Marcelo, o Poca, em Morro Grande, e Ademir Antenor de Oliveira, em Maracajá. Cinco prefeituras ficaram sob o comando progressista.

A sigla está na maioria das administrações públicas. Três como prefeito, quatro de vice e mais duas participando da gestão. Para as lideranças isso é o reconhecimento do trabalho e mobilização dos progressistas da Amesc. "O PP se legitima pela parceria bem estruturada na região e pelo trabalho de nossos vices na busca de recursos e investimentos para as suas cidades e, com isto, há essa parceria com prefeitos de valorização", destacou o deputado Zé Milton, que nesta quarta-feira (31), visitou os prefeitos interinos, debateu sobre os encaminhamentos apresentados em Maracajá e informou dos recursos já direcionados para a aquisição de veículo para saúde e máquina para agricultura de Morro Grande.

(duas fotos)

Decisão favorável

O vereador sombriense, José Eraldo Soares, o Peri, esteve no programa Jornal Amorim na Rádio 102.9 FM, para falar sobre o julgamento em que obteve vitória por unanimidade de 7 x 0, no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) em Florianópolis, em que a análise é de que não cometeu nenhuma infração na eleição passada. Peri ainda fez uma análise sobre seu trabalho no legislativo sombriense.

Sessões reiniciam

Depois do período de recesso previsto no regimento interno da Câmara de Vereadores de Araranguá, a primeira sessão do ano já tem data marcada e acontecerá na próxima segunda, 05 de fevereiro. Neste dia, além da discussão de assuntos apresentados pelos vereadores em benefício da população, está prevista a votação do calendário anual que ditará as datas de todas as sessões ordinárias de 2018, em torno de 70 até o mês de dezembro. "Nossa expectativa para este ano é muito positiva. Temos assuntos importantes para discutirmos na casa que levaremos ao conhecimento da população através de diversas plataformas com o objetivo de ampliar a comunicação com todos", disse o presidente da Câmara, Daniel Viriato Afonso. As sessões além de serem transmitidas em tempo real na internet, a votação passará a ser eletrônica com o resultado dos votos demonstrando o nome do vereador no telão. As transmissões das sessões ao vivo nas segundas e quartas-feiras, serão feitas através do página da Câmara no Facebook com o endereço www.facebook.com/camaraararangua, no canal do Youtube procurando por "CMVA" e pelo site www.cmva.sc.gov.br buscando pelo link "transmissão ao vivo".

Novo horário

A Administração Municipal de Balneário Arroio do Silva comunica os moradores, veranistas e turistas que haverá mudanças nos horários de atendimentos nas repartições públicas municipais a partir de segunda-feira, dia 05 de fevereiro, conforme Decreto Municipal nº 20, de 30 de janeiro de 2018. Com a intenção de diminuir as despesas e gastos públicos, mantendo o a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos, o expediente da Prefeitura passa a ser em turno ininterrupto das 13h às 19h - sendo compatível com horário de funcionamento bancário e de outras repartições públicas. Ao Conselho Tutelar representado por seus Conselheiros fica estabelecido Regime de Plantão, a fim de garantir o funcionamento do órgão em período integral observada e respeitada as normativas e diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA.


Imagens

logo.jpg

Endereço:
Rua Manoel Teixeira da Rosa, 495
Centro - Sombrio
Fone (48) 3533 0178