RADIO.jpg
Cacai Amorim

Coluna Política

09 Março 2018 08:00:00

Reunião em defesa dos Rizicultures tem resultado positivo

A continuidade dos leilões PEP e PEPRO e a realização da Aquisição do Governo Federal, assim como a possibilidade do uso do programa Reintegro, que garante o retorno de parte dos Impostos embutidos no custo de produção ao produtor, foram algumas das ações que serão realizadas pelo Ministério da Agricultura confirmadas na reunião dos deputados estadual José Milton e Federal Ronaldo Benedet e Jorge Boeira, secretário adjunto da Agricultura, Airton Spiers, lideranças cooperativas, Federarroz, Irga e deputados gaúchos com o Ministro da Agricultura, Blairo Maggi, na quarta-feira (7), em Brasília. "Estamos otimistas. Tivemos uma reunião positiva, na qual foram atendidas as reivindicações que elencamos em Turvo", comentou Zé Milton, que no ato entregou a Carta dos Rizicultures assinada por mais de 1,2 mil agricultores.

Outra reivindicação acatada pelo ministro é a realização de uma força-tarefa para intensificar as ações de fiscalização do arroz vindo de fora, para garantir que produto importado não entre com resíduos de agrotóxicos proibidos no país. Para Ronaldo Benedet a reunião avançou positivamente. "Tivemos umas conquistas hoje e vamos continuar somando esforços e trabalhando ações a longo prazo para evitarmos futuras crises", afirmou. Agora um grupo do Ministério juntamente com lideranças do setor e deputados farão um estudo do Acordo do Mercosul para apresentar mudanças, de forma que fortaleça a agricultura.

Estavam presentes os presidentes da Copagro de Tubarão, Dionísio Bressan, Coopersulca de Turvo Arlindo Manenti e Cooper de Juriti, Orlando Giovanella.

Lei auxilia pessoas com câncer

O vereador de Sombrio, Marcello Areão, apresenta recém aprovada Lei municipal n º 2.350/2018, de sua autoria, e que concede isenção de IPTU para casa de moradia de pessoas em tratamento de câncer.

Em um das últimas sessões da Câmara de Vereadores, o vereador Marcello Areão apresentou a Lei municipal nº 2.350/2018, de sua autoria, e que concede isenção de Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) para casa de moradia de pessoas em tratamento de neoplasia maligna, ou seja, tratamento de câncer.

Ele também aproveitou para destacar os detalhes do já existente artigo 18, inciso VIII, do Código Tributário Municipal, que confere isenção de IPTU para casa de moradia de famílias com renda mensal de até dois salários mínimos, sendo a casa inferior a 80 m² se de madeira e inferior a 60 m² se de alvenaria.

Vereador renuncia função de 1º secretário

Durante a sessão desegunda, 05, o vereador, Pedro Paulo de Souza (PSD), apresentou um requerimento para anunciar que renuncia a função de 1º secretário da atual Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Araranguá. Alegando motivos relacionados a vida pessoal e a necessidade de seus colegas também interagirem, Paulinho, como é conhecido, usou da palavra-livre para justificar sua decisão. "Entendo que meus colegas que também participam da Mesa Diretora devem ter oportunidade de mostrar seu trabalho. A experiência de um ano como secretário foi válida, mas agora posso me dedicar a outras atividades na minha comunidade impedidas por ter assumido a função", disse. Quem assume a secretaria agora é o vereador, Luciano Pires (PSB), eleito em 2017 como 2º secretário. Também integram a Mesa Diretora: o presidente, Daniel Viriato Afonso (PP), o 1º vice-presidente, João Abílio Pereira (PRB) e o 2º vice-presidente, José Paulo Roldão (PSDB).

Prefeito visita gabinete do deputado

E na terça-feira foi o dia do deputado estadual Manoel Mota receber uma visita na Assembleia Legislativa do amigo e prefeito de Balneário Arroio do Silva, Juscelino Guimarães, o Mineiro.

Entrevista

Nesta semana conversamos no programa Jornal Amorim na Rádio 102.9 FM com dois pré-candidatos das eleições deste ano. Um deles foi o deputado estadual Valmir Comin, que esteve secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Valmir Comin. Ele que já está há cinco mandatos na Alesc falou do trabalho a frente da pasta estadual por mais de um ano, mas retornou a Assembleia.

Ainda entrevistamos o delegado Ulisses Gabriel, presidente da Associação dos Delegados da Polícia Civil (Adepol). O turvense é pré-candidato a uma vaga na Assembleia Legislativa e falou sobre os projetos desenvolvidos na associação e sua visão de alguns temas da sociedade.


Imagens

logo.jpg

Endereço:
Rua Manoel Teixeira da Rosa, 495
Centro - Sombrio
Fone (48) 3533 0178