Cacai Amorim

Coluna Política

16 Março 2018 08:00:00

Seminário sobre a síndrome de down

Com o objetivo informar, debater e trocar experiências e promover a inclusão da pessoa com Síndrome de Down em todas as esferas sociais, a Assembleia Legislativa, por proposição do deputado Estadual José Milton, em parceria com a Federação e das Associações Amor pra Down, Amigo Down, Sorrir para Down, UP Down e Universo Down promove o "6º Seminário Estadual e a 5ª Jornada de Atualização em Síndrome de Down". O evento será no dia 21 de março, na Assembleia Legislativa.

Nesta edição com o tema "Viver com Independência" o seminário irá abordar os temas "Integração sensorial e síndrome de Down" por Adriana Leister, 'Métodos dos Dedinhos" com Erika Campos e Autogestão e trabalho por Juliana Righini, além da apresentação da violinista Florença Sanfelice e uma Roda de conversa sobre "Formação e trabalho" com a participação da pedagoga com especialização em Educação Infantil e Assistente Administrativa, Ana Carolina Fruit e a tecnóloga em Dança e musicista Florence Sanfelice.

Mais estrutura na saúde

Buscando a contínua melhoria no atendimento dos usuários dos serviços de saúde em São João do Sul, a Administração Municipal de São João do Sul, através da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou as novas instalações da ESF (Estratégia Saúde da Família) na Unidade Central.

Com uma estrutura moderna, ampla e mais espaçosa, o novo ESF que fica na Avenida Nereu Ramos, ao lado da garagem municipal, que contará com todos os serviços disponíveis nas ESFs de Vila Conceição e Vila Santa Catarina. Já na Unidade Central de Saúde continuará o atendimento no antigo local, na Rua Valdemar Borba, 26, também no Centro. De acordo com informações repassadas pela Secretária Municipal de Saúde, Rejane Borba, a mudança se faz necessária devido a legislação, que solicita que o local para atendimento das especialidades seja diferente do atendido básico de saúde. Outro fator que contribuiu para a mudança, é que o antigo prédio já estava ficando pequeno para a demanda de atendimentos e da Secretaria de Saúde, inclusive com dificuldade de estacionamento de veículos de pacientes, filas e necessidade de locação.

Escola receberá revitalização

A EEB Protásio Joaquim da Cunha terá revitalização e cobertura da quadra esportiva da escola, Os recursos já estão garantidos pelo Governo do Estado, por meio da ADR. O levantamento in loco do secretário executivo da ADR Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt e o gerente Regional de infraestrutura, engenheiro Jocilon Coelho, atendeu à solicitação da Câmara de Vereadores de Sombrio. Representando a Casa Legislativa sombriense, os vereadores Agenor Colares Gomes, Carlos Norberto Gomes e Marcelo Areão, também participaram da visita. "Em 2017 procuramos o secretário Heriberto para solicitar essa importante obra para a comunidade escolar e agora ficamos felizes com a vistoria, que é o primeiro passo para o atendimento da solicitação", disse o vereador Agenor Colares Gomes.

O secretário executivo da ADR explicou que a verba para a revitalização e cobertura da quadra, que mede 22 metros por 36 metros, já estão assegurados pela ADR Araranguá. Ele anunciou ainda, que como medida paliativa para a utilização imediata do espaço para prática esportiva, serão instaladas redes de proteção laterais, postes e traves. Concomitante à esta medida provisória, será feito levantamento para contratação de empresa de engenharia para a realização do projeto para revitalização e cobertura da quadra. Heriberto disse ainda que a Gerência de Infraestrutura está fazendo levantamento de todas as quadras esportivas das escolas da 21ª Gered que precisam de melhorias.

Unidos pelo turismo

Ocorreu neste mês no restaurante Rural Vida Nova, em Timbé do Sul, a primeira reunião para operadores e agentes do Turismo do município, ação desenvolvida pela Epagri e Secretaria de Turismo, que busca uma maior integração dos empreendimentos.

As reuniões serão realizadas periodicamente e abordarão a criação do Conselho Municipal de Turismo, a força dos empreendimentos, e ações futuras para fomentar o turismo dentro do município. Epagri e Secretaria de Turismo frisam que só com a união de forças obtêm-se grandes resultados.

Regularização de escrituras

Aconteceu no Salão Comunitário de Nova Roma uma reunião para tratar da regularização das escrituras urbanas da comunidade de Nova Roma. Participaram da ação, membros da Prefeitura Municipal e representantes da Empresa Santarem Empreendimentos Imobiliários que trataram dos assuntos relacionados ao tema com moradores da comunidade.


Imagens

logo.jpg

Endereço:
Rua Manoel Teixeira da Rosa, 495
Centro - Sombrio
Fone (48) 3533 0178