Cacai Amorim

Coluna política

13 Abril 2018 08:00:00

Lei ajudará pequenos produtores

Para atender a reivindicação dos produtores de maracujá, que sofrem com o aparecimento de uma virose que prejudica a produção, o deputado estadual Zé Milton esteve reunido com o Gestor Estadual do Departamento de Defesa Sanitária Vegetal, Ricardo Miotto Ternus e com o engenheiro agrônomo da Epagri, Léo Kroth. No encontro foi tratado da implantação da Lei de Defesa Vegetal que tem como objetivo preservar a sanidade vegetal, a produção de alimentos, fortalecer a economia e o bem estar social. "Com a lei garantimos ações do Governo para auxiliar os produtores e evitar que a propagação de pragas, que podem prejudicar não só a rentabilidade do pequeno agricultor, como também a segurança alimentar de toda a sociedade", frisou Zé Milton.

Para o parlamentar, a lei vem ao encontro da necessidade dos mais de 821 produtores de Maracujá, como também irá proteger as mais de 2.9 mil famílias produtoras de maçã, 3,4 mil de bananas e demais produtos agrícolas. "Hoje, no caso de surgimento de pragas ou doenças em determinadas culturas, o Governo não pode promover uma ação de apoio ao agricultor devido à falta da legislação específica. Por isto, vamos dar celeridade ao projeto e garantir que nossos agricultores tenham este amparo", defendeu.

Mota articula instalação da 4ª Vara Cívil

Enquanto deputado estadual, Manoel Mota fez a indicação na Assembleia Legislativa para a instalação da 4ª Vara Cívil para o Fórum de Araranguá. O assunto foi pauta de uma audiência, entre ele e o presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Rodrigo Collaço.

A necessidade foi identificada pela Subseção da OAB Araranguá e encabeçada por Mota. "Há uma necessidade, devido a grande demanda e do significativo volume de processos em Araranguá", pontua. Atualmente tramitam mais de 35 mil processos no Fórum de Araranguá e a 4° Vara resolveria o problema de acúmulo e atraso, além de preparar a comarca para demandas futuras. No extremo-sul, Araranguá seria a primeira comarca de entrância especial, as mais próximas ficam em Criciúma e Tubarão.

Tratativas por Sombrio

Luiz Fernando Cardoso, o Vampiro, retornou para a assembleia Legislativa no último mês. Quem esteve conversando com ele foi o prefeito de Sombrio, Zênio Cardoso. O encontro serviu para tratar detalhes finais do convênio para execução da Avenida Antônio Sant' Helena. Quem esteve nesta reunião foi o sombriense Luiz Pereira, que integra o time de Vampiro.

Novos uniformes

Com objetivo de melhorar o atendimento ao público e ao mesmo tempo padronizar a apresentação dos servidores, a administração municipal de Maracajá iniciou a entrega de uniformes para uso durante a jornada de trabalho. O primeiro departamento a ser atendido foi o da Saúde, com modelos diferentes para servidores que atuam na área de atendimento médico especificamente, de enfermagem, de manutenção da estrutura, e os de contato direto com a comunidade nas ruas, como agentes comunitários e motoristas. Os estagiários da Saúde, também uniformizados, integram o programa "Posso Ajudar?". Os trabalhadores do Parque Ecológico serão os próximos.

Catarinense é nomeado Ministro do Turismo

O Departamento de Turismo da Prefeitura Municipal de Araranguá comemora a posse do novo Ministro do Turismo, o catarinense Vinicius Lummertz, bisneto do araranguaense Caetano Lummertz, que teve papel fundamental na cidade de Araranguá. Para o turismo, esse é uma grande conquista, pois além dos conhecimentos técnicos no setor, Lummertz vem com novas ideias que somam a zona turística como projetos de: Internacionalização, o projeto que liga Serra e Mar, e ligação direta entres países do Mercosul com valores diferenciados nas passagens aéreas para estimular a cadeia turística da região catarinense. Essas são algumas das demandas que o novo Ministro atuará, explica a diretora de Turismo de Araranguá Helen Becker.

Morro Grande fez 26 anos

O município de Morro Grande comemorou 26 anos no dia 30 de março e manteve seu tradicional Passeio Ciclístico, que foi realizado no dia 07 de abril.


Imagens

logo.jpg

Endereço:
Rua Manoel Teixeira da Rosa, 495
Centro - Sombrio
Fone (48) 3533 0178