Cacai Amorim

Coluna política

27 Abril 2018 08:00:00

Censo Agro 2017

Foi realizada a explanação parcial do Censo Agro 2017 em Sombrio. O censo agropecuário é o levantamento de informações sobre estabelecimentos agropecuários, florestais e/ou aquícolas de todos os municípios de um país. O objetivo da pesquisa é atualizar dados de censos anteriores, fornecer informações sobre aspectos econômicos, sociais e ambientais da atividade agropecuária. Os dados definitivos ainda não podem ser divulgados, haja vista eventuais informações que precisam ser adicionadas, revistas, ou por motivos similares. De posse das informações finais, os municípios podem traçar metas de ações. Participaram da explanação, o Secretário da Agricultura, Jucemar Custódio, o engenheiro Agrônomo, Valmir Daminelli, vereadores e demais pessoas envolvidas direta ou indiretamente na questão agro.

Programa Jornal Amorim

Recebi no programa Jornal Amorim, da rádio 102.9 FM, o João Olívio Cardoso e o Valdir Fernandes de São João do Sul. João foi candidato a prefeito de São João do Sul para ser uma alternativa para a população, já que se formava uma chapa única. Foi um bate-papo muito interessante para analisarmos a nossa situação política e econômica em todas as esferas.

Ano dos açores em Araranguá

Neste ano, comemora-se 270 anos da chegada dos açorianos em Santa Catarina e segundo o vereador araranguaense, Jair Anastácio (PT), que é formado em história e ex-subsecretário de cultura, é de suma importância celebrar este acontecimento. "O povo açoriano foi um dos principais responsáveis pela formação da identidade cultural de nosso estado e por sua vez do município de Araranguá". Valorizar a cultura é uma das missões do vereador.

Falta de professor preocupa Jair - O vereador, Jair Anastácio, ainda aprovou em regime de urgência a indicação que solicita a contratação de professores para Escola de Ensino Fundamental do Lagoão. "Há mais de 30 dias os alunos não tem aula de artes, nos dias em que seria a aula os alunos são dispensados, impedindo muitas vezes os pais de trabalhar e o aluno de aprender, por isso solicito que o governo do município faça a contratação de um profissional".

Funcionários passam por capacitação

 Em torno de 50 servidores que atuam na prefeitura de Jacinto Machado participaram de uma capacitação com o tema "A confiança que vem antes do cargo". A palestra teve como finalidade promover motivação, dar mais dinamismo ao atendimento, permitindo que ao atender a população, as informações sejam repassadas da forma mais dinâmica e correta possíveis. Na abertura, o prefeito João Batista Mezzari, o Gaiola, ressaltou a importância da capacitação constante dos profissionais da administração pública. Na capacitação participaram aqueles que atuam no atendimento ao público na área administrativa de todas as secretarias.

Recursos para o município

O prefeito de Arroio do Silva, Juscelino da Silva Guimarães, o Mineiro, o secretário de administração e finanças, Felipe Keller, e o secretário de turismo, Beto Costa, foram para Brasília. Na terça-feira, dia 24, eles visitaram os gabinetes dos deputados federais João Paulo Kleinubing, João Rodrigues e Marco Tebaldi, além dos senadores Dalírio Beber e Paulo Bauer. O roteiro inclui compromissos nos gabinetes dos deputados e senadores, além de audiências marcadas nos Ministérios da Saúde, da Educação, do Turismo e Ministério das Cidades.

 Fórum dos vereadores

Nos dias 24 e 25 de abril a vereadora de Balneário Gaivota, Maria Aparecida Scheffer, esteve na Câmara de Vereadores de Lages participando de mais uma etapa do Fórum de Vereadores, evento promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), com enfoque em temas voltados às boas práticas municipais, incremento de receitas, bem como à pauta municipalista e o trabalho do movimento municipalista no Congresso Nacional para que essas demandas avancem. Alguns dos temas a serem tratados no evento são: o papel fiscalizador do poder legislativo local e o cumprimento das obrigações constitucionais, a Federação Brasileira e os Municípios, o federalismo cooperativo, a autonomia do ente local, lei de responsabilidade fiscal, cidadania e participação popular: o cumprimento deste postulado constitucional no ato de legislar, entre outros.

Carnês de IPTU

Os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano 2018 (IPTU) de Maracajá já estão disponíveis no Setor de Tributos da prefeitura ou podem ser impressos pela página da administração municipal na internet, no endereço www.maracaja.sc.gov.br.O contribuinte em dia com os cofres municipais e que pagar seu imposto à vista, até 15 de maio, tem desconto de 40% do valor lançado. Quem tiver pendência com a Fazenda Municipal, mas pagar à vista tem direito a desconto de 30%. Também tem desconto de 30% quem está em dia com seus impostos e 20% os inadimplentes que pagarem à vista o IPTU/2018, em parcela única, até 15 de junho. O IPTU/2018 de Maracajá pode ser pago, ainda, em até cinco parcelas, sendo a primeira com vencimento em 15 de maio. Nos parcelamentos, os contribuintes que estão em dia, têm 20% de desconto e os inadimplentes 10%.


Imagens

logo.jpg

Endereço:
Rua Manoel Teixeira da Rosa, 495
Centro - Sombrio
Fone (48) 3533 0178