RADIO.jpg
Cacai Amorim

Coluna política

04 Maio 2018 08:00:00

TRE-SC trabalha combate às fake news

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, desembargador Ricardo Roesler, instituiu o Comitê Consultivo da Internet para estudo das medidas necessárias à prevenção da divulgação de notícias falsas, as chamadas "fake news", nas Eleições 2018, e sua apuração preliminar, no âmbito do TRE-SC. Entre os TREs do país, a Justiça Eleitoral catarinense é pioneira na criação de um comitê voltado para esse fim. Medidas de combate às fake news mostraram-se necessárias para garantir a lisura e o equilíbrio do próximo pleito, já que recentes alterações na legislação eleitoral trouxeram mudanças no que se refere à propaganda eleitoral na internet. Conforme ressaltou o desembargador Ricardo Roesler, "em face do crescente uso dessa ferramenta como plataforma para o debate político e as propagandas eleitorais, positivas e negativas, reputo essencial o estabelecimentos de parcerias, unindo forças em oposição à repercussão de notícias falsas, as quais podem influenciar a consciência coletiva a respeito de matérias de grande relevância".

Estado apoiará Banco de Olhos

A Secretaria de Estado da Saúde vai dar suporte para que os municípios consigam, em até 60 dias, colocar em funcionamento o Banco de Olhos de Criciúma, estrutura anexa ao Hospital Materno-Infantil de Santa Catarina (HMISC). O que vai mudar para os pacientes do Sul com o funcionamento do Banco de Olhos de Criciúma, é que todo o tratamento da córnea coletada na Região será feito em Criciúma e não mais em Florianópolis. Apesar de a fila de espera por transplante de córnea não ser tão expressiva em Santa Catarina, existe a necessidade de outro Banco, porque hoje, basicamente, a atividade está restringida a Joinville, a Florianópolis e um banco que está no Oeste.

Zé Milton encaminha campanha

Cerca de 400 lideranças do Sul compareceram na reunião de Prestação de Contas do deputado estadual Zé Milton, que contou com a presença dos pré-candidatos ao Governo do Estado, Esperidião Amin (PP) e Gelson Merisio (PSD), e do deputado federal Jorge Boeira. No encontro Zé Milton fez um balanço de suas atividades parlamentares que resultaram na obtenção de recursos para a região. Após a explanação de suas atividades as lideranças defenderam e aclamaram a sua pré-candidatura a reeleição como deputado estadual.

Prefeitos em Brasília

Audiências com dois ministros, garantia de mais de R$ 314 mil para fomentar uma das mais importantes atividades econômicas do município, a agricultura, o encaminhamento de projetos de obras estruturantes para qualificar a mobilidade urbana e, ainda, canais abertos para incrementar o turismo municipal. Estes são os fatores que levam o prefeito de Maracajá, Arlindo Rocha, a considerar como positiva a sua estada em Brasília. O prefeito de Passo de Torres, Jonas Souza também esteve em Brasília em busca de recursos e estratégias. A diretora de Planejamento de Maracajá Odécia Souza e a executiva da Amesc Ester Barp estiveram também na capital federal. Na foto com eles, a deputada Geovânia de Sá e o ministro das Cidades Alexandre Baldy.

Revitalização da rodovia Sombrio-Jacinto

 O secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt, informa que foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 26 de abril o Comunicado da Secretaria de Estado da Infraestrutura, de entrada de recurso e adiamento do Edital de Concorrência que tem por objeto a execução da obra de revitalização da Rodovia SC 449, que liga a BR 101 no município de Sombrio ao município de Jacinto Machado, com extensão total de 18,72 km. A suspensão se dá porque a empresa CONFER interpôs recurso contra a decisão da Comissão que a inabilitou do processo licitatório, suspendendo a abertura da proposta de preço, que aconteceria no dia 26. Além da Confer, a empresa Setep participa do certame. Agora, será aguardado prazo para análise do recurso, para dar continuidade ao processo licitatório.

Cessão de antiga escola

Foi assinado o termo de cessão de uso da antiga EEB Ana Machado Dal Toé ao município de Morro Grande. A assinatura do termo de permissão de uso do imóvel foi celebrada com o prefeito Valdionir Rocha e o secretário de desenvolvimento regional, Heriberto Schmidt. O termo autoriza o Governo do Estado, por meio da ADR, a ceder à Administração Municipal de Morro Grande, a área de 891,68 metros quadrados onde se encontra edificada a escola, na Rua Rui Barbosa, no centro de Morro Grande. Segundo o Prefeito Valdinior Rocha, o local será destinado às atividades de ampliação da educação infantil. O secretário executivo da ADR lembra que a cessão é fruto de um compromisso assumido na gestão do ex-Prefeito Ênio Zuchinalli, que realizou a cessão de uso da Prefeitura ao Governo do Estado de um terreno de 1 hectare para a construção da nova EEB Ana Machado Dal Toé, que está pronta para ser inaugurada.


Imagens

logo.jpg

Endereço:
Rua Manoel Teixeira da Rosa, 495
Centro - Sombrio
Fone (48) 3533 0178