Cacai Amorim

Coluna política

18 Maio 2018 08:00:00

Liberação da Pesca da Tainha

Após muita expectativa dos pescadores e luta da Federação Catarinense da Pesca foi publicada a portaria que estabelece as normas para a pesca da tainha para a safra de 2018. A notícia foi comemorada pelo deputado estadual Zé Milton e Adriano, que havia informado que a Federação entraria com uma medida judicial para a liberação da Pesca. A ação não foi necessária já que portaria de nº 24, publicada no Diário Oficial, atende a demanda do setor. Natural de Passo de Torres, Adriano Delfino assumiu nesta semana a presidência da Federação Catarinense. Em seu primeiro dia a frente da Federação Adriano esteve reunido com o deputado estadual, Zé Milton para buscar o apoio aos projetos de fortalecimento do segmento, que agrega cerca de 25 mil pescadores catarinenses. Dentre as ações definidas a luta para que a licença do pescador artesanal seja única, para que possa pescar tanto na superfície, quanto de fundo.

Epagri retorna a Gaivota

Os agricultores de Balneário Gaivota neste ano passam a contar com os serviços prestados pela Epagri no município após o prefeito Ronaldo Pereira da Silva assinar novo convênio com a instituição. As ações de pesquisa e extensão rural da Epagri buscam a geração de renda nas propriedades rurais, através do aumento da produtividade, da redução de custos, da diversificação e da agregação de valor à produção. Para o prefeito Ronaldo, o retorno das atividades da Epagri servirá para fortalecer e incentivar a agricultura familiar junto aos conselhos de agricultura, bem como ajudar a desenvolver as atividades da pesca.

Barragem do Rio Leão

O deputado Zé Milton esteve reunido com o secretário adjunto de Agricultura, Athos de Almeida Lopes Filho para cobrar ações de recuperação da Barragem do Rio Leão, em Jacinto Machado. O laudo do Deinfra confirma a necessidade da recuperação e manutenção urgente da Barragem. "Desde 2017 estamos cobrando ações para evitarmos que as famílias dos municípios de Jacinto, Santa Rosa e Praia Grande sejam prejudicadas. Conseguimos que fosse feito todo o estudo pelo Deinfra. Agora vamos somar esforços para conseguirmos os recursos e a barragem seja recuperada imediatamente", defendeu Zé Milton. Construída em 1998, a Barragem do Rio Leão tem capacidade de armazenamento de 12 milhões de m³, tem como finalidade beneficiar as mais de 6,5 mil pessoas nas mais de 750 pequenas propriedades.

Torres de aniversário

A cidade de Torres está comemorando 140 anos de emancipação político-administrativa no dia 21 de maio. Para celebrar a data, a Prefeitura organizou uma grande programação entre os dias 17 e 30 de maio. O programa foi montado por meio de várias Secretarias, junto com entidades parceiras. Entre as ações realizadas pela administração municipal em prol do município está a busca por viabilizar um novo acesso a Torres, atendendo antiga demanda. O Ministério das Cidades já sinalizou com a aprovação da carta consulta sobre a pavimentação da via que é lindeira ao Parque de Itapeva.

Serviço aeromédico no Sul

Com base no compromisso firmado pelo governador Eduardo Pinho Moreira quando esteve em Criciúma para entrega do novo helicóptero do Serviço Aeropolicial (Saer), de viabilizar o atendimento aeromédico na Região, o secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande se reuniu com o comandante do Saer em Criciúma, delegado Gilberto Mondini, e com o vereador Tita Belloli. No encontro foi confirmada a intenção da Secretaria de Estado da Saúde (SES) de firmar parceria entre Saer e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para que seja oferecido também o atendimento primário às vítimas de acidentes, pois hoje o Saer faz apenas o transporte aos hospitais. São praticamente 50 municípios, de Passo de Torres a Imbituba, que serão beneficiados.

Candidata a deputada estadual

Em reunião regional, o Partido dos Trabalhadores (PT) do extremo-sul, escolheu o nome da Sayonara de Araujo Pessoa, advogada, assistente social, funcionária pública, suplente de vereador e militante, como pré-candidata à deputada estadual no pleito das eleições 2018. O partido fez esta escolha principalmente por entender a importância da participação da mulher na política. Não para cumprir tabela, mas para garantir a representatividade da metade da população brasileira, com um nome qualificado, com trajetória profissional e pessoal com forte atuação. A pré-candidata identifica-se com a proteção dos direitos das minorias, dentre elas as minorias étnicas que fizeram de Santa Catarina um Estado forte e soberano.


Imagens

logo.jpg

Endereço:
Rua Manoel Teixeira da Rosa, 495
Centro - Sombrio
Fone (48) 3533 0178