Cacai Amorim

Coluna política

29 Junho 2018 08:00:00

Candidaturas em lançamento

O presidente da Câmara de Santa Rosa do Sul, Matias Naor da Cunha Cardoso, prestigiou o lançamento da pré-candidatura a governo do estado de Espiridião Amin em Criciúma pelo Partido Progressista (PP). Na foto também está o pré-candidato, Gelson Merísio.

Primo assume Araranguá

Primo Menegalli Junior ficará 20 dias a frente da prefeitura municipal de Araranguá. Mariano Mazzuco pediu licença para realizar tratamento de saúde em Porto Alegre. Sua posse foi prestigiada por autoridades como o deputado Mauricio Skudlark e a vice-prefeita de Sombrio, Gislaine Cunha, ao qual estava também como prefeita em exercício. Primo entre suas ações já foi até o Calçadão para por o mural da transparência. Esta ação é uma homenagem ao seu pai, Primo Menegalli, que implementou este recurso. Aliás, falando em transparência, atualmente as gestões tem adotado as divulgações no Portal da Transparência. Segundo ele transparência foi uma das promessas de campanha.

Investimento no interior

O prefeito de Passo de Torres, Jonas Souza, que esteve recentemente em Brasília, deu a ordem de serviço para a execução de pavimentação asfáltica e pavimentação com paver na comunidade de Curralinhos. Contando com a presença dos secretários municipais, vereadores, do vice-prefeito Áureo e de pessoas da comunidade, lembrou do antigo sonho da comunidade de receber este investimento. "Fico muito feliz de ver pela primeira vez uma pavimentação numa comunidade do interior, nosso governo quer mostrar que os quatro cantos do município merecem investimento, não vamos descansar enquanto não levarmos estas melhorias também para o São Francisco e a Costa do Rio Mampituba", disse Jonas aos presentes. O recurso de R$ 400 mil reais é fruto de uma articulação do prefeito junto ao Governo do Estado com o apoio do deputado estadual Luiz Fernando Cardoso, o popular Vampiro.

Autoridades na Copa

Prefeito de Sombrio, Zenio Cardoso, e o ex-prefeitos de Turvo, Ronaldo Carlessi, e de Balneário Gaivota, Everaldo Ferreira, estiveram na Rússia para conferir a Copa do Mundo. Merecido as pessoas que gostam de esporte conferir este grande evento mundial. Esta é a sétima Copa do Mundo ao qual o prefeito de Sombrio acompanha. Zenio Cardoso que é um torcedor fanático do Internacional, sempre teve um carinho nas participações esportivas. Merecidas férias para fazer o que se gosta. E com certeza Sombrio ficou bem gerido pela competente vice-prefeita e secretária de Saúde, Gislaine Cunha. Zenio Cardoso chega nesta sexta-feira, 29, em Sombrio e já reassume a prefeitura.

ARTIGO

Sou a favor das reduções de imposto. A carga tributária está pesada demais aos empreendedores que precisam de apoio político. Segue o artigo do deputado estadual José Milton Scheffer que se refere ao tema.

Isenção de Taxas para Microempreendedores Individuais

Por: José Milton Scheffer

Santa Catarina é conhecido como um estado inovador e de vocação empreendedora. Com o intuito de fomentar o empreendedorismo e incentivar mais empreendedores a saírem da informalidade, aprovamos o Projeto de Lei 416/2017, de minha autoria, que consiste em isentar os Microempreendedores Individuais (MEIs) de taxas de fiscalização cobradas pela Polícia Civil e pelo Corpo de Bombeiros em Santa Catarina. Desonerar o microempreendedor individual e incentivar mais empreendedores a saírem da informalidade é uma forma de acelerar o desenvolvimento econômico local, criar novas oportunidades e gerar renda.

Em Santa Catarina há aproximadamente 350 mil MEIs, pessoas que trabalham por conta própria e formalizam seu negócio como empresa. Enquadra-se como um microempreendedor individual o pequeno empresário que tenha faturamento limitado a R$ 81.000,00 por ano, que não participe como sócio, administrador ou titular de outra empresa e que exerça uma das atividades econômicas previstas na Resolução do Comitê Gestor do Simples Nacional.

A formalização que cria a figura do Microempreendedor Individual é o procedimento que dá vida à empresa, ou seja, é o registro empresarial que consiste na regularização da situação da pessoa que exerce atividade econômica frente aos órgãos do Governo, como Junta Comercial, Receita Federal, Prefeitura e órgãos responsáveis por eventuais licenciamentos. A formalização é gratuita e feita pela internet no Portal do Empreendedor. Tudo é feito eletronicamente. Porém, recomenda-se realizar uma consulta prévia junto à prefeitura para conhecer as normas referentes ao funcionamento do negócio empreendido.

Formular alternativas que visem a incluir a população catarinense, promover o desenvolvimento das pessoas, provocando mudanças no padrão de produção e de prestação de serviço deve estar entre as novas diretrizes para o crescimento do Estado de Santa Catarina: socializando o saber, fomentando o empreendedorismo, dando oportunidade aos menores e erradicando a pobreza.


Imagens

logo.jpg

Endereço:
Rua Manoel Teixeira da Rosa, 495
Centro - Sombrio
Fone (48) 3533 0178