Cacai Amorim

Coluna política

13 Julho 2018 08:00:00

Modernização em todas as áreas

O presidente da Câmara de Vereadores de Sombrio, vereador Fabiano Pinho, acredita que a modernização pode ajudar em muitas áreas e uma delas se refere no setor da saúde. Ele acredita que com a tecnologia a favor que não deva mais acontecer a marcação dos atendimentos da saúde do modo antigo com filas madrugada a dentro, mas sim podem ser via celular, e até pelo aplicativo do WhatsApp. Acredita que quando se procura a saúde é justamente por estar sensibilizado, e pode ficar ainda mais fácil. Confia no trabalho do prefeito Zênio Cardoso e da secretária Gislaine Cunha, porém acredita que se todos contribuírem com ideias é possível deixar as coisas melhor.

Obras importantes

Foi aprovada a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do Estado para o exercício financeiro de 2019. Para garantir que fosse colocado no orçamento do Estado obras de interesse do Extremo-Sul, o deputado Zé Milton apresentou cinco emendas na LDO, sendo elas: investimento do Estado para a realização de melhorias estruturais do Hospital de Araranguá, a pavimentação SC-108, trecho Jacinto Machado/Praia Grande, a construção do Fórum de Sombrio, recursos para a recuperação de barragens e a construção do Centro de Inovação em Araranguá. Aprovadas pelos parlamentares, de acordo com Zé Milton as emendas asseguram a inclusão das obras no orçamento estadual. "Uma vez colocadas na LDO as obras tornam-se prioritárias. Tendo orçamento o Governo tem autorização para a realização destes investimentos", defendeu Zé Milton. A LDO compreende as metas e prioridades da administração pública, orientando a elaboração do orçamento do Estado para o próximo ano.

13º salário

Como tradicionalmente acontece no meio de cada ano, os servidores da Administração Municipal de Balneário Gaivota receberam nesta terça-feira, 10, metade do valor referente ao 13º salário de 2018. Pela lei trabalhista, o prazo para pagamento da parcela é até 30 de novembro. Para o prefeito Ronaldo Pereira da Silva, o pagamento da parcela é uma das ações previstas do planejamento da administração municipal pensando nos servidores. O secretário municipal de administração e finanças, Jeferson Raupp ressalta que o município enfrenta os mesmos problemas que os demais municípios vem sofrendo com a falta com a queda na receita, mas diante dos ajustes feitos e com planejamento, o poder executivo conseguiu provisionar os recursos para os servidores ainda neste mês.

Propriedades rurais

 Foi aprovado em Araranguá o projeto de lei de autoria do Poder Executivo, que garante a manutenção das estradas de acesso às vias privadas, de forma gratuita, pelo município. A lei foi inspirada no anteprojeto do vereador, Ronaldo Soares, que solicitava uma atenção ao assunto. Na justificativa da proposta, o argumento de que a medida contribuirá no para o desenvolvimento de algumas atividades dos agricultores locais, sobretudo, facilitar o transporte de seus produtos. A votação contou com a participação de agricultores e representantes das associações e cooperativas ligadas a categoria.

Saúde zerada

Um mutirão de exames e consultas médicas, realizado em parceria entre o Departamento Municipal de Saúde e Câmara Municipal de Maracajá, permitiu a realização de 99 consultas com médicos especialistas e 83 exames de média e alta complexidade, zerando as filas destes procedimentos represados até junho último. O balanço da operação foi apresentando nesta terça-feira pelo diretor de Saúde, Diogo Copetti, ao prefeito em exercício, vereador Geraldo Leandro, que como presidente da Câmara viabilizou o processo, repassando à Administração Municipal R$ 25 mil do caixa do Poder Legislativo.


Imagens

logo.jpg

Endereço:
Rua Manoel Teixeira da Rosa, 495
Centro - Sombrio
Fone (48) 3533 0178