Região

Ação debate gestão de desastres na Encosta da Serra

23 Fevereiro 2018 10:32:00

Iniciada na ADR Araranguá discussão para construção de Plano de gestão de riscos de desastres nos municípios da Encosta da Serra

A Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá foi sede  de uma reunião técnica que tratou da discussão prévia para elaboração de um Plano Integrado de Gestão de Riscos de Desastres nos municípios da Encosta da Serra - Jacinto Machado, Praia Grande, Timbé do Sul e Morro Grande.


A ação envolve a atuação cooperativa entre o Comitê Científico Educativo do Projeto Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, ADR Araranguá, Office of US Foreign Disaster Assistance - Agência norte-americana OFDA Brasil e Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil.

A construção do Plano Integrado de Gestão de Riscos de Desastres atende recomendações do Programa Mundial de Geoparques da Unesco para a criação de territórios resilientes para as comunidades locais e para a promoção do geoturismo. "Serão aproveitados para elaboração deste documento, experiência e materiais didáticos da Agência norte-americana para assistência a desastres, os saberes das comunidades locais, o conhecimento técnico-científico dos membros do Comitê científico do Projeto Geoparque, além da capacidade de articulação das instituições do Governo do Estado", explica a gestora de projetos não-estruturantes e servidora da ADR, Sung Chen Lin.

A proposta prevê um processo participativo envolvendo as comunidades locais e futuramente pretende agregar os demais municípios da área candidata do Projeto Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, que são os três municípios do território gaúcho - Cambará do Sul, Mampituba e Torres.  

A partir desta reunião, será iniciada a coleta de dados e construção e metodologias, com previsão de entrega e apresentação do Plano no mês de outubro deste ano.

 

O encontro técnico contou com a participação do secretário executivo da ADR Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt; coordenador regional de Proteção e Defesa Civil, sargento BM Sebastião Antônio de Souza; gestora de projetos não-estruturantes e servidora da ADR, Sung Chen Lin; membro do Comitê científico-educativo, Luiz Henrique Pimenta; e representantes da OFDA Brasil - consultor Aderbal Vicente Lapolli, instrutor Major Nelson Mello e assessora Simone de Jesus.

Imagens

logo.jpg

Endereço:
Rua Manoel Teixeira da Rosa, 495
Centro - Sombrio
Fone (48) 3533 0178