Musei

Acervo pode ser acessado de maneira virtual

15 Maio 2018 09:00:00

Na Semana Nacional de Museus, exposições ganham auxílio do QR Code

Em comemoração a 16ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), de segunda-feira a domingo (14 a 20/5), o Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski da Unesc, passará a oferecer uma nova ferramenta para os visitantes conhecerem e interagirem com as exposições. A partir de segunda-feira, quem passar pelo Bloco S da Universidade poderá ter acesso a mais informações dos espécimes da exposição Vida Selvagem apenas posicionando um dispositivo móvel com acesso à internet no código fixado em cada estande.

Segundo a coordenadora do Museu, Morgana Cirimbelli Gaidzinski o objetivo do local sempre foi ampliar as coleções, mas também a qualificação do seu acervo. "Os QR Codes possibilitam mais interatividade com o Museu de Zoologia da Unesc. Neles, estarão contidas informações adicionais das espécies animais em exposição, por meio de textos concisos. Os museus hoje precisam utilizar ferramentas que possibilitem ampliar o conhecimento do visitante mesmo que não tenha um mediador ao lado", comenta.

O QR Code será utilizado inicialmente na exposição Vida Selvagem, composta por 560 espécimes que habitam os principais biomas brasileiros, como a Floresta Amazônica, o Serrado, a Caatinga, o Pantanal, a Mata Atlântica e os Pampas, bem como espécies representativas de outros países. No entanto, o projeto pretende implantar a ferramenta em todas as exposições do Museu - atualmente ele possui quatro exposições de longa duração com mais de 1.500 espécimes.

"O projeto do QR Code vai ser melhorado ao longo do ano, com a introdução de vídeos e áudios para que o visitante possa construir o seu conhecimento com a utilização dessa ferramenta e colocar no QR Code o máximo de possibilidades para que o visitante possa, individualmente, ter o máximo de informações", afirma Morgana.

Museus hiperconectados

A coordenadora do Museu explica ainda que a implantação desta tecnologia fará parte das ações a serem desenvolvidas pelo Museu de Zoologia na 16ª Semana de Museus, que em 2018 tem como tema "Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos". A Semana comemora o Dia Internacional de Museus (18/5)

Durante a semana, o Museu de Zoologia da Unesc irá oferecer ao público atividades especiais, como visitas mediadas, oficinas e exibição de filmes.


Imagens

logo.jpg

Endereço:
Rua Manoel Teixeira da Rosa, 495
Centro - Sombrio
Fone (48) 3533 0178