Sombrio

Estádio do Retiro será inaugurado neste sábado

14 Março 2019 19:46:00

A prefeitura de Sombrio inaugura neste sábado (16), pela manhã, o estádio João Bristot, na comunidade de Retiro da União, interior do município, com uma partida amistosa entre jogadores da localidade e servidores da prefeitura, antes da cerimônia oficial de descerramento da placa inaugural. 

A espera da comunidade pelo campo é conhecida dentre os desportistas do município, pois já existia um campo na comunidade, cedido após conversas entre moradores e comunidade, para a construção de uma nova e ampla escola, que substituiu a antiga.

"É preciso fazer esse registro sempre, pois todos foram muito cientes da necessidade de mudarmos os alunos da escola antiga para a nova, porque a antiga estava por cair, oferecendo riscos e o investimento na educação sempre é tido como prioridade para uma comunidade e um município melhor", afirma o prefeito Zênio Cardoso.

Com a inauguração, neste sábado, os desportistas da comunidade terão um espaço para as partidas do time local de veteranos, para amistosos e deve ser utilizado para jogos do campeonato municipal de futebol.

"O campo está espetacular, basta passar por ele pra ver a qualidade do gramado, dos vestiários, da sede para receber atletas e torcedores visitantes, um amplo espaço para estacionamentos, enfim, ficou um estádio e tanto. Sem contar que estar ao lado da escola e de um ginásio dão ainda outra visão, ainda mais espetacular à obra. Que seja bem aproveitada, utilizada e cuidada por todos", salienta Zênio.

No local funcionará também uma escolinha de futebol para crianças do interior do município, assim como já existe nos bairros São Luiz, Guarita, Boa Esperança e Januária.

João Bristot

O nome do estádio foi uma homenagem do então vereador, Nego Gomes, hoje Secretário de Obras, para um dos mais conhecidos membros da comunidade e que mais ajudava no dia a dia da população.

João Bristot era uma espécie de veterinário prático, numa época que poucos especialistas formados se encontravam em toda uma região. Então atendia pessoas de diversas localidades, sendo inclusive buscado em casa para resolver muitos problemas.

Pessoas em estado terminal, com doenças graves, também faziam parte do leque de ajuda do seu João, mas aí não era com conhecimento de saúde e sim, cuidando, ajudando a ficar com aquelas pessoas por noites e noites, dando um descanso para familiares já esgotados da luta pela vida.

Outro destaque, de acordo com a família de João, era com trabalhos da comunidade, como a construção da Igreja, que presidiu por 13 anos, do Salão Comunitário, enfim, tudo que precisava de um braço solidário em prol da sociedade, podiam contar com ele.

João Bristot é neto de imigrantes italianos, nasceu dia 18 de novembro de 1920, filho de Regina Gregorini e Pedro Bristot, casou-se com Helena Possamai Bristot com quem teve dez filhos, 27 netos, 19 bisnetos e uma trineta. João faleceu em 6 de Março de 2010, aos 89 anos.


Imagens

logo.jpg

Endereço:
Rua Manoel Teixeira da Rosa, 495
Centro - Sombrio
Fone (48) 3533 0178