Saúde

Hospital realiza cirurgia inédita de captação de órgão

20 Fevereiro 2018 14:04:00

Foram captados dois rins, duas córneas e fígado

Os órgãos captados por procedimento inédito no Hospital Regional de Araranguá, no Extremo-Sul do Estado, nesta manhã de segunda-feira (19) ajudarão cinco pessoas que estão a espera de transplantes. Foram captados dois rins, duas córneas e fígado.

A autorização para o procedimento partiu dos familiares da doadora, que era moradora de Araranguá e tinha 60 anos. Conforme o médico Julhano Capeletti, vice-presidente do Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas), que faz a gestão naquela unidade hospitalar, isso representa um diferencial na forma de gerar saúde."Incluímos o Hospital num seleto grupo de instituições de saúde que ajudam a pacientes que precisam de órgãos para oportunizar melhor qualidade em suas vidas", enfatiza o médico.

A doadora deixou dois filhos e, segundo eles, ela sempre foi muito caridosa. "Nada mais justo do que deixar como legado mais um ato de bondade", destacou o filho mais novo, voluntário da APAE. O procedimento durou pelo menos três horas e envolveu dez profissionais. E conforme todo o corpo clínico, a palavra e o sentimento que mais definiu o procedimento foi: agradecimento. "Como profissional vejo a possibilidade de poder dar esperança para várias pessoas que necessitam de um órgão para sobreviver. Também, como pessoa, vejo o renascimento de alguém que já tinha perdido a esperança de continuar vivendo. Já para a instituição, vejo como um crescimento para equipe, pois é a primeira vez que captamos órgão aqui, que só foi possível acontecer devido ao empenho e comprometimento de toda equipe interna e da Central de transplante do estado", enfatizou Larissa Teixeira Martins, gerente de Enfermagem do HRA.

Participaram da cirurgia: Larissa Teixeira Martins, Kelly Chris Machado, Noelma Maria da Silva, Luana Araújo, Rosemary Sandrini, Janaína Machado, Júlio César Cechinel e Marucs Eduardo da Silva.

Imagens

logo.jpg

Endereço:
Rua Manoel Teixeira da Rosa, 495
Centro - Sombrio
Fone (48) 3533 0178