Evento

Paróquia lança Festa de Nossa Senhora Mãe dos Homens

01 Março 2018 17:19:00

Evento deve reunir mais de 30 mil pessoas. Elevação a Santuário Diocesano ocorre no dia na padroeira

A maior festa religiosa da Diocese de Criciúma foi oficialmente lançada na manhã desta quinta-feira, 1º, em Araranguá. A tradicional festa em honra a Nossa Senhora Mãe dos Homens promete superar as edições anteriores, já que neste ano, além da programação da festa, haverá também a cerimônia que eleva a Paróquia a Santuário Diocesano.

Em coletiva de imprensa, que contou com a participação expressiva dos veículos de comunicação da região, o pároco Alírio Leandro, junto com o coordenador da comissão de obras do Centro Pastoral, Djool Maçaneiro e do coordenador geral da festa, Pedro Wilson Teixeira, divulgou oficialmente a programação do evento. "Já estamos nos preparativos para a festa. A imagem de Nossa Senhora está sendo restaurada e ganhará uma nova coroa, assim como a imagem do Menino Jesus. Esta será uma festa muito especial, pois será a última enquanto Paróquia, já que a partir do próximo ano acontecerá a primeira Romaria e Festa no Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens", destaca.

A programação inicia neste sábado, 3, com a realização da primeira novena, na comunidade de Vila Verde, que recebe a réplica da imagem da padroeira. As novenas ocorrem semanalmente em seis comunidades até o dia 22 de abril, quando se dá início a 8ª edição das Talhas Caná. No dia 1º de maio ocorre a santa missa com bênção do novo manto. Já na quarta-feira, 2, será realizada a peregrinação das paróquias vizinhas da comarca de Araranguá.

O ponto alto da festa será nos dias 3, com a coroação da Santa, e 4, com a missa solene de elevação da igreja matriz a Santuário Diocesano, presidida pelo bispo Dom Jacinto; e às 16h, com a grandiosa procissão com a imagem original de Nossa Senhora Mãe dos Homens. "A nossa expectativa é reunir em média 30 mil pessoas somente nestes dois dias de evento", acrescenta o pároco.

A festa deste ano conta com a participação de 713 festeiros e novereiros e mais de 900 pessoas trabalham indiretamente na organização do evento.

170 anos de história

Neste ano de 2018, a Paróquia completa 170 anos de criação, sendo a mais antiga da Diocese de Criciúma. Em homenagem a data, as missas das Talhas de Caná serão presididas por alguns padres que já passaram pela paróquia, como padre Ademar De Fáveri e Antônio Madeira.

Centro Pastoral

No ano de 2015 iniciaram os preparativos para a construção do novo Centro Pastoral, sob o comando do Padre Antônio Madeira, pároco na época. Desde a elaboração do projeto houve aprovação da Comissão de obras da Diocese de Criciúma e recolhimento de licenças que liberam o início da demolição do espaço.

A obra iniciou oficialmente quando o Padre Alírio Leandro foi nomeado pároco, em janeiro de 2016. Para custear a obra, foi lançada a campanha "Mãos que Constroem", pela qual os fiéis são convidados a colaborar com a construção, com um valor espontâneo, por meio de um boleto sem data de vencimento.

Até o momento foi investido mais de R$ 2 milhões, sendo que a obra está orçada em aproximadamente R$ 4 milhões. O espaço contará com 2.400m², com dois auditórios - com capacidade para 250 e 750 pessoas, oito salas de catequese, salas de reuniões e memorial da padroeira. "Além disso, todo o prédio terá acessibilidade para portadores de necessidades especiais e elevador. Este será o maior Centro de Pastoral da Diocese de Criciúma e apesar de seu tamanho, conseguimos antecipar sua entrega em um ano", finaliza Djool.

A data para inauguração do Centro de Pastoral está prevista para o dia 22 de abril.


Imagens

logo.jpg

Endereço:
Rua Manoel Teixeira da Rosa, 495
Centro - Sombrio
Fone (48) 3533 0178