Defesa Civil

Representantes conhecem Centro Regional de Gestão de Riscos e Desastres

01 Março 2018 17:15:00

O coordenador ainda mostrou as imagens do radar móvel sul, instalado em Morro dos Conventos

O primeiro encontro mensal do Colegiado Regional de Governo (CGO) da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá deste ano, foi realizado na tarde desta quinta-feira, 1º, e aconteceu na nova estrutura que abriga o Centro Regional de Gestão de Riscos e Desastres da Defesa Civil (Cigerd Araranguá).

 Na oportunidade, o coordenador regional de Proteção e Defesa Civil, sargento BM Sebastião Antônio de Souza, apresentou aos membros do Colegiado, que são os representantes dos órgãos estaduais na Região, a operacionalização das ações que serão executadas na estrutura modular, que fica localizada no pátio do Deinfra, no centro da cidade, e que será inaugurada oficialmente pelo Secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, às 10 horas do dia 28 de março. 

  

Na estrutura que atenderá os 15 municípios da Região do Extremo-Sul, padrão para todos os 20 Cigerds do Estado, há uma sala de videoconferência para a realização de reuniões e capacitações, com tecnologia de ponta (dado e voz) e agilidade no repasse de dados para a base, em Florianópolis, por meio de videoconferência, possibilitando uma melhor resposta aos cidadãos. "Durante um desastre natural, teremos este espaço adequado para gestão do evento em andamento, onde poderão ser definidas ações e estratégias, desenvolvidos planos emergenciais e protocolos de operação", destacou o coordenador.

  O coordenador ainda mostrou as imagens do radar móvel sul, instalado em Morro dos Conventos e inaugurado no último mês, que são monitoradas pelas equipes técnicas da Epagri/CIRAM e Defesa Civil Estadual. Outra discussão foi relacionada ao serviço de SMS da Defesa Civil, que envia alertas aos números cadastrados. Para fazer o cadastro, basta enviar mensagem de texto para o número 40199, com o CEP de qual deseja receber os alertas meteorológicos. 

  

Outras demandas internas também foram discutidas durante a reunião de trabalho, que acontece todas as últimas quintas-feiras de cada mês. O CGO é presidido pelo secretário executivo da ADR, Heriberto Afonso Schmidt e composto pelos gerentes da Agência e gestores dos órgãos estaduais da Região, entre eles Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Epagri, Cidasc, IMA, Fazenda, Casan e Celesc.

 

Imagens

logo.jpg

Endereço:
Rua Manoel Teixeira da Rosa, 495
Centro - Sombrio
Fone (48) 3533 0178