Educação

Tutoria de gestão escolar realiza mais um encontro

05 Julho 2018 17:00:00

Envolveu riretores de 22 escolas da rede estadual de ensino

Diretores de 22 escolas da rede estadual de ensino da Região e membros do Conselho Deliberativo Escolar (CDE), representados por pais, servidores, professores e estudantes, participaram no auditório da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, de mais um encontro de formação continuada com o tema 'gestão democrática e o papel do conselho deliberativo escolar'.

O primeiro momento do curso de formação, promovido pela gerência Regional de Educação, por meio da tutoria de Gestão Escolar, foi dividido em duas etapas, contemplando na última semana um grupo com representantes de 20 escolas estaduais, e nesta data, das demais escolas estaduais do Extremo-Sul. Após esta primeira etapa, os gestores irão trabalhar outras 60 horas de formação nas unidades escolares, durante 4 meses, de julho a outubro, capacitando os demais membros do conselho deliberativo.

No primeiro encontro presencial da formação, as tutoras da Gered, Ana Dirce de Vila e Marisete Damiani dos Santos, debateram com o grupo sobre o Papel do conselho deliberativo na escola, no processo de gestão escolar. "Reconhece-se que os processos de democratização e descentralização têm transformado o ambiente escolar e educacional, criando desafios importantes para o gestor escolar, num movimento histórico em que as pessoas exigem este novo modo de ser nas relações de poder entre os diversos grupos hierárquicos", destaca a tutora Ana Dirce.

No segundo semestre, o grupo terá que acompanhar as ações e estratégias, avaliando o Plano de Gestão Escolar. "Cada escola, com base nos resultados da Sistemática de Avaliação da Gestão Escolar de Santa Catarina (SAGE) deverá elaborar um Plano de Ação para apresentar à comunidade escolar e posteriormente à Gered e após, postar o Plano de Ação no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)", complementa.

A capacitação é uma das ações contempladas no Plano de Ação da Gerência Regional de Educação.


Imagens

logo.jpg

Endereço:
Rua Manoel Teixeira da Rosa, 495
Centro - Sombrio
Fone (48) 3533 0178