Atividade

Cedup é prestigiado por seus 40 anos

09 Maio 2018 08:00:00

CEDUP levanome em honra ao comerciante Abílio Paulo

Com iniciativa do vereador José Paulo Ferrarezi (MDB), a instituição de ensino Cedup - Abílio Paulo foi parabenizada por seus 40 anos de atividade, pelos parlamentares da Casa Legislativa, na sessão desta terça-feira (08/05), através de moção. Os vereadores aprovaram por unanimidade.

O Centro Interescolar de 2° Grau de Criciúma "Abílio Paulo", hoje CEDUP Abílio Paulo, foi criado pelo Governador Colombo Machado Sales, no ano de 1975, com sua sede construída em convênio com o Premen, órgão então dirigido por Antenor Naspolini.

Os quase três hectares de terra, que hoje registram a história de 40 anos do CEDUP na comunidade Sul Catarinense, foram conjuntamente cedidos pela Prefeitura Municipal de Criciúma, do então Prefeito Municipal Algemiro Manique Barreto, mais a família do Senhor Antônio Just, com a decisiva liderança do Professor Antenor Naspolini.

Com o objetivo de proporcionar à microrregião um sistema polarizado de recursos e oportunidades educacionais, habilitações e melhores condições para oferta de habilidades e melhorias qualitativas do ensino, o CEDUP Abílio Paulo oferece à comunidade um sistema de educação permanente, durante os doze meses do ano.

Também articula e promove recursos materiais e humanos para ampliação de oferta de habilitação e treinamento profissional, bem como outras atividades que tenham em vista a promoção sócio cultural da comunidade.

Teve suas atividades iniciadas no dia 02 de maio de 1978. Atualmente, aberto a todos os alunos que possuem 9º ano do Ensino Fundamental a 1ª Série do Ensino Médio Integrado à educação profissional em Administração, Alimentos, Comércio, Edificações e Informática.

O CEDUP Abílio Paulo de Criciúma leva esse nome em honra ao grande comerciante Abílio Paulo, nome este colocado pelo Governador Antônio Carlos Konder Reis.

Vereador propõe Projeto de Lei que declara de utilidade pública a Associação dos Haitianos de Criciúma

Com autoria do parlamentar Dr. Alisson Pires (PSDB), foi aprovado por unanimidade pelos vereadores, o Projeto de Lei PL/Nº 015/ 2018, na sessão desta terça-feira (08/05), a matéria que tem por objetivo declarar de utilidade pública a AHC - Associação dos Haitianos de Criciúma.

 A Associação dos Haitianos de Criciúma, doravante denominada AHC, fundada em 17 de janeiro de 2016, tem como objetivos e fins, defender a ordem jurídica do regime democrático e dos interesses sociais e individuais disponíveis, visando à cidadania, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa, reduzindo a desigualdade social, e promovendo a integração social.

Maio Amarelo é tema de Tribuna Livre

O mês do Maio Amarelo promove atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito. E no Legislativo, o tema da noite foi esse: maio amarelo que tem o objetivo de colocar em pauta para a sociedade o tema trânsito. A Tribuna foi solicitada pelo vereador Moacir Dajori (PSDB) e quem trouxe a discussão foi o instrutor de trânsito, advogado, e presidente da Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana da OAB Criciúma, Vinicius Lourenço Ribeiro. Ele informou ainda que neste sábado, dia 12, a partir das 8h, haverá um ato sobre o tema, na Praça Nereu Ramos.

Conforme ele, os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos. O segundo, na faixa de 5 a 14 anos e o terceiro na faixa de 30 a 44 anos. Se nada for feito, conforme a OMS estima de 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020.

Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para a redução dos acidentes de trânsito e que surgiu com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A ideia é mobilizar os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para discutir o tema.

Vereador solicita colocação de câmeras de segurança e solução para trecho com alto índice de acidentes

O vereador Julio Cesar Kaminski (PSDB) apresentou na sessão desta terça-feira (08/05), dois requerimentos questionando o Chefe do Poder Executivo Municipal. Em sua primeira proposição, ele requer informações relacionadas ao sistema de estacionamento rotativo administrado pela Prefeitura de Criciúma. Ele quer saber qual a possibilidade da colocação de câmeras de segurança nas instalações do rotativo de Criciúma, no momento da entrega das comandas e prestações de contas, e quando será realizado um estudo para efetiva implantação do controle da tecnologia "Minha Vaga" no sistema rotativo da cidade de Criciúma.

"Até o momento não houve interesse por parte da Prefeitura Municipal para utilização desta tecnologia, que oferece maior conforto e segurança aos usuários do sistema, pois facilita e agiliza muito a utilização dos créditos de estacionamento", justifica.

Em segundo momento, em decorrência dos inúmeros acidentes ocorridos no cruzamento da Rua Lucas Peruchi com a Avenida Universitária, ele indaga qual o procedimento que a Prefeitura Municipal executará para resolver o problema naquele local. Se o projeto com as adequações já está pronto e quais as datas previstas para o início e término desta obra de melhoria da mobilidade urbana. Ambas as proposições foram aprovadas por unanimidade.

Pastor Jair Alexandre pede esclarecimentos sobre didática escolar e restauração de infraestrutura

O vereador Pastor Jair Alexandre (PSC), trouxe para a sessão desta terça-feira (08/05) questões muito importantes por meio de requerimento, indagando não somente o Poder Executivo, mas também a Gered.

Em primeiro momento, sua proposição solicita à Gered (Gerência Regional de Educação/Criciúma) informações sobre um fato ocorrido na escola E.E.F Prof. Lapagesse, com o propósito de apurar as reclamações de alguns pais. "Se existe possibilidade de o referido colégio estar abusando de sua cátedra para ensinar valores que promovam os modelos não convencionais de família. Os pais ou responsáveis têm o direito de que seus filhos recebam educação moral e religiosa de acordo com suas convicções. Assim, pedimos esclarecimentos", justifica.

A segunda proposição que é ao Executivo, ele pede informações de quando será restaurado o telhado da Escola Acácio Alfredo Villain, Bairro Montevideo, que está com sérios problemas de infraestrutura.

"Existem muitas goteiras em duas salas, impossibilitando aos alunos assistirem as aulas. Além disso, as calhas do telhado da quadra não são suficientes para a vazão da água", salienta. As duas proposições foram aprovadas por unanimidade pelos parlamentares.

Parlamentar solicita viabilidade de alienação da área de utilidade pública e relatórios dos servidores públicos licenciados e cedidos.

Em forma de requerimento, o parlamentar Ademir Honorato (MDB), questionou o Executivo na sessão desta terça-feira (08/05). Sua primeira proposição, indaga se existe possibilidade de viabilidade de alienação da área de utilidade pública localizada no Loteamento Sol Nascente, Bairro Quarta Linha, na Rua Mansueto Luiz Rosso, esquina com as ruas Manoel Avelino Raymundo e Eliseu Rosso, aplicando os recursos obtidos, na pavimentação das vias públicas desse loteamento e adjacentes, consoante Lei nº 6847/17, de 18 de janeiro de 2017.

Em segunda oportunidade, solicita ao Chefe do Poder Executivo o Relatório de todos os servidores que solicitaram licença sem vencimentos desde janeiro de 1990, relacionando o nome dos servidores, matrículas, cargos, salários, data do afastamento, período da licença, situação atual. Caso tenha retornado, informar data do retorno ou se continua afastado. E o relatório de todos os servidores cedidos e os recebidos de outros órgãos e municípios desde 1990. Relacionando os nomes dos servidores, matrícula, cargos, salários, órgãos de origem, destino do servidor, período e data que foi cedido ou recebido.

Por unanimidade, os vereadores aprovaram as duas proposições.

Zairo Casagrande solicita revitalização da arborização no centro de Criciúma

Zairo Casagrande (PSD) solicitou ao Chefe do Poder Executivo Municipal na sessão de hoje (08/05), através de requerimento se existe projeto para revitalização da arborização do centro de Criciúma. A proposição foi aprovada por unanimidade pela Casa Legislativa.

Potelecki solicita implantação de obstáculos físicos em via

O vereador Aldinei Potelecki (PRB), indagou o Deinfra - Superintendência Regional Sul na sessão desta terça-feira (08/05), por meio de requerimento. Ele requer-se, se existe possibilidade de colocar obstáculos físicos entre as vias, para proibir as passagens de veículos no acesso da Via Rápida defronte ao restaurante Kuxixus, localizado no Bairro Nossa Senhora da Salete. "Nesse local a travessia dos pedestres tem se tornando muito difícil", evidencia.

Por unanimidade, a proposição foi aprovada.


Imagens

logo.jpg

Endereço:
Rua Manoel Teixeira da Rosa, 495
Centro - Sombrio
Fone (48) 3533 0178