Estado

Governador desativa 15 ADRs e quatro secretarias de governo

21 Fevereiro 2018 13:45:00

Eduardo Pinho Moreira anunciou a desativação à imprensa na manhã desta quarta-feira. Comissionados foram surpreendidos com a medida

O governador em exercício de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira, anunciou por meio da imprensa, na manhã desta quarta-feira (21), a desativação de 15 Agências Regionais de Desenvolvimento (antigas SDRs) e quatro Secretarias Executivas de governo. Com isso, o modelo de descentralização criado pelo emedebista Luiz Henrique da Silveira começa a ser revisto de maneira definitiva. O Decreto prevendo a medida foi assinado ainda no gabinete, logo em seguida ao anúncio feito por Pinho Moreira.

Serão desativadas as Agências Regionais de Desenvolvimento nos seguintes municípios: Itapiranga, Dionísio Cerqueira, Palmitos, Quilombo, Seara, Caçador, Ituporanga, Taió, Ibirama, Timbó, Brusque, Braço do Norte, São Joaquim, Laguna e Canoinhas. Também serão desativadas as Secretarias de Articulação Estadual, de Supervisão de Recursos Desvinculados, de Assuntos Internacionais e de Assuntos Estratégicos. Também serão exonerados 185 servidores que atualmente ocupam cargos comissionados no Executivo.

Conforme o governador em exercício, a medida deverá gerar uma economia anual de aproximadamente R$ 15 milhões com pagamento de pessoal. Se considerar o total gasto com a manutenção das estruturas, o valor a ser economizado é de cerca de R$ 45 milhões.

As mudanças, entretanto, deverão prosseguir. Para março, Pinho Moreira anunciou que outras Agências Regionais poderão ser desativadas. Questionado sobre qual número de ADRs seria considerado ideal, ele revelou que a avaliação poderá ser feita com base nas mesorregiões catarinenses, cada uma delas recebendo uma unidade de ADR.

Comissionados foram surpreendidos com a medida

Conforme apurou Folha O Jornal, o secretário Regional de Braço do Norte, Ricardo Medeiros, afirmou que todos ficaram surpresos, pois não sabiam que tal medida seria tomada. Ele ressaltou, inclusive, que a gerente de Educação da ADR realizava um curso de formação em Blumenau durante a manhã, juntamente com o Secretário Eduardo Deschamps. "Nem mesmo os Secretários de Estado sabiam sobre essa questão", disse Medeiros.

A equipe do Jornal FolhaSete, de Seara, conversou com a secretária da ADR de Seara, Gladis dos Santos. Ela disse que recebeu a informação durante a manhã e que também ficou surpresa. "Sabia quanto ao PSD que o partido tinha saída programada, mas não tinha conhecimento dessa desativação" diz ela, que aguarda agora os demais encaminhamentos. Na ADR de Seara são nove servidores comissionados.

Em Brusque, conforme apurou a equipe do Jornal Metas, o secretário da ADr está em férias, retornando amanhã. Porém, ele informou que irá se pronunciar no começo da tarde. Igualmente, todos ficaram surpresos.

Colaboraram Jornal Metas, FolhaSete, Folha O Jornal

Imagens

logo.jpg

Endereço:
Rua Manoel Teixeira da Rosa, 495
Centro - Sombrio
Fone (48) 3533 0178