Vereadores

José Guidi é homenageado pela Câmara

14 Agosto 2018 13:35:00

Saudoso empresário dá nome a rua no bairro, Santa Bárbara

A sessão da segunda, 13, foi marcada pela homenagem ao empresário José Guidi, falecido em 2001. Os seus familiares acompanharam a votação do projeto de autoria do vereador, Cristiano Costa, o Tano, que dá o seu nome a Rua A, no loteamento Maranello, no bairro, Santa Barbara. A proposta teve como objetivo não apenas homenagear, mas fazer com que as pessoas lembrem da sua colaboração para o desenvolvimento do município. "O senhor José foi um morador ativo, contribuiu com muitas conquistas para a cidade e merece ser lembrado pela ", disse o autor.

Para a neta de José, a jornalista, Fernanda Guidi, o momento foi de muita emoção. "Ele foi um grande empresário e pessoa de muita visão. Receber esta homenagem nos deixa muito felizes e satisfeito com o reconhecimento do seu papel na cidade", agradeceu. 

Histórico 

Filho dos imigrantes italianos Angelo Guidi e Angela Sangaletti, José Guidi nasceu em Criciúma em 15/03/1914, ainda muito jovem deixou a casa da família e veio se estabelecer em Araranguá, onde sua irmã Candida teria iniciado um negócio local no ramo de padaria, em pouco tempo foi aprendendo o ofício com a irmã e poucos anos depois acabou comprando o estabelecimento de sua irmã, nascia então a panificadora e armazém Salete na Avenida Getúlio Vargas no centro, e foi assim que além de distribuir o pão de cada dia á muitas localidades na região, produziu o famoso pão rainha que foi compartilhado pelas famílias araranguaenses por mais de 50 anos. Na vida pessoal José Guidi teve o primeiro filho com dona Assunta, Altair Guidi (in memoriam) que foi prefeito de Criciúma por dua vezes e deputado estadual por cinco mandatos, depois casado com dona Benta Réus Guidi teve outros doze filhos, sendo Maria Salete, José Alberto, José Luiz, Angela Teresa, Angelo Geraldo, Jorge Luiz, César Augusto, Maria das Graças, Vera Regina, Maria de Fátima e Marielva Guidi (in memoriam) e Marilva Guidi (in memorian). Comprometido com o desenvolvimento de Araranguá, foi um dos primeiros integrantes do antigo CAL, hoje Câmara de Dirigentes Lojistas de Araranguá , é sócio fundador do Grêmio Fronteira , entre seus feitos participou ativamente do movimento da abertura da estrada de Araranguá á Arroio do Silva, auxiliando no trabalho de abertura da estrada á pau e pique. José Guidi faleceu em 02/04/2001, aos 87 anos, deixando um marco de coragem, ousadia e empreendedorismo.

logo.jpg

Endereço:
Rua Manoel Teixeira da Rosa, 495
Centro - Sombrio
Fone (48) 3533 0178