RADIO.jpg
Conquista

Visita técnica ao Banco de Olhos de Criciúma

07 Maio 2018 08:05:00

O Ministério da Saúde deve fazer a vistoria no local

Equipe do SC Transplantes fez uma visita técnica de reconhecimento ao Banco de Olhos de Criciúma nesta sexta-feira, 4, com o objetivo de agilizar os trâmites para que o local, anexo ao Hospital Materno-Infantil Santa Catarina, comece a funcionar em 60 dias, conforme combinado com os prefeitos da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) na semana passada.

O secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande, aproveitou a visita a Criciúma para acompanhar o gerente do SC Transplantes, Leandro Botelho, e equipe técnica.

O Ministério da Saúde deve fazer a vistoria no local, necessária para a liberação da documentação. "Já temos equipamentos e utensílios para fazer a captação, avaliação e processamento dos tecidos oculares que serão disponibilizados para transplante através da Central de Transplantes de Santa Catarina, beneficiando os pacientes que aguardam por transplante de córnea e escalera no Estado. Agora só falta a compra de um microscópio especular e os trâmites burocráticos", comentou Acélio Casagrande.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai agilizar materiais e insumos, além de ceder o médico oftalmologista Responsável Técnico, um enfermeiro especializado em Banco de Olhos e a equipe de logística. O custo restante será rateado entre os municípios da Amrec, que ainda estudam a forma como poderão fazer o repasse ao Município de Criciúma, que por sua vez pagará o gestor do Banco, possivelmente o Instituto Desenvolvimento da Educação e Assistência à Saúde (Ideas), que já administra o HMISC.

Os municípios deverão contribuir com três técnicos de Enfermagem, um enfermeiro e mais um médico.


logo.jpg

Endereço:
Rua Manoel Teixeira da Rosa, 495
Centro - Sombrio
Fone (48) 3533 0178